- Back to Home »
- curiosidades »
- Você acha que aqueles seus 6 carrinhos de ferro são uma coleção?
sexta-feira, 17 de setembro de 2010
Toda coleção em um momento se torna tão completa ou amada pelo colecionador que sempre vai precisar, de uma maneira ser exibida e protegida corretamente. A minha coleção está a cada dia mais precisando ser corretamente exibida e por isso estou colocando neste artigo alguns modelos de estantes e prateleiras para que você mostre suas preciosidades de uma maneira que impressione e realce a beleza de suas miniaturas.
Fotos de minha coleção particular
As opções são muitas por isso resolvi mostrar algumas fotos das muitas que consegui recolher na Internet e sites de pessoas especializadas na construção das estantes e prateleiras e as vantagens e desvantagens. Um fato muito importante a notar é que a coleção deve sempre ficar longe do sol e umidade, preferencialmente em uma temperatura entre 20º e 25º em ambiente pouco úmido e longe do sol. Mas um outro problema parece ser ignorado por alguns colecionadores: a poeira.
O projeto perfeito seriam as estantes grandes, largas, altas e embutidas nas paredes da casa, as portas de vidro (presente na maioria das fotos exibidas aqui) são grandes e correm para lateral, perfeitas para não ocupar espaço no ambiente, as divisões são de madeira, graças a largura da estante, mas o ideal sempre é usar vidro, pois ajudam a difundir a luz. Mas o vidro é mais caro e as vezes não é aconselhável por causa de seu peso e preço elevado.
Aparentemente montado em um sótão da casa esse projeto é interessante por mostrar que a pessoa coleciona muitas coisas alem de miniaturas, ainda que ela apareçam no centro de tudo!
O Interior em branco substitui o espelho comum nessas vitrines e o vidro aparece nas divisões, é possível se preferir adicionar iluminação com lâmpadas parte superior, mas cuidado com as luzes, procure por lâmpadas frias, pois você pode um dia se deparar com uma miniatura com suas partes plásticas derretidas.
Por falar em material e posição de exibição, existem muitos modelos no mercado e o que manda nestas horas é o poder aquisitivo de cada um, modelos em acrílico, modelos em madeira MDF, modelos em vidro e modelos altamente planejados, eu particularmente tenho uma preferência por projetos em madeira.
Outra dica são as estantes com falta de portas o que nos faz imaginar que de repente por um valor baixo você terá muito trabalho que diz respeito a limpeza dos modelos e que o ideal seria colocar portas de vidro ou de acrílico, mas se você for uma pessoa que tem disponibilidade para limpar com freqüência isso é só detalhe, alem de não permitir que fiquem perto de mãos curiosas, mas é como disse no começo sempre vai do poder aquisitivo de cada um. Claro que se o ambiente for fechado e com um ar condicionado o índice de poeira no ar pode ser mínimo e evitar que se passe a vida toda com pano e pincel na mão.
Outras idéias interessante, são o uso das antigas cristaleiras adaptadas para receber as coleções e são uma opção em relação ao estilo mais moderno, mas que não deixam nada a desejar para outros modelos de expositor, alias as cristaleiras são um charme especial as miniaturas.
Agora onde expor a sua coleção de miniaturas realmente ai fica a cargo de cada colecionador e o valor que o mesmo pode desembolsar, a casos que o colecionador prefere colocar seu maior sonho de consumo junto com seus menores sonhos de consumo como na abaixo e o pequeno detalhe do carro estacionado junto com as miniaturas, até mesmo esses displays em acrílico ficaram maravilhosos aqui nessa garagem e será que a Ferrari F430 atrapalha na hora de observar as miniaturas?
Para ajudar você na hora de escolher qual o modelo que melhor se adapta ao seu bolso segue abaixo alguns links de amigos que trabalham com estes expositores:
Freeart . feito a 4 mãos (eu tenhos duas feitas por eles)
Main Box
Box 56 Miniaturas
Art Minis
Hobby Lobby
Varios outros no site MERCADO LIVRE
E por ai vai pessoal, tem muita gente boa por ai afim de expor suas minis nas melhores estantes. E mais uma vez amigos, espero ter compartilhado bem minhas idéias com todos e que já tem sua coleção exposta ou pretende fazer algo parecido por ela.